Uma operação com o objetivo de combater o crime de abigeato foi desencadeada na sexta-feira em Santiago. Ao todo, 1.780 animais passam por vistoria para ter a origem verificada. A ação é resultado de uma investigação da patrulha rural da Brigada Militar de São Gabriel, que monitorava os furtos de bovinos na região.
:: Abigeato desafia a polícia no Rio Grande do Sul
Durante as investigações, foi constatado que uma grande quantidade de animais havia sido levada para Santiago. O gado teria sido levado para duas fazendas, uma delas na localidade de Cerro Chato, e outra em Maçambará. Os dois locais têm o mesmo dono.
Até a manhã deste sábado, cerca de 180 animais já haviam passado por vistoria. Desses, 80 foram separados do restante por possuírem marcas diferentes das registradas pelo dono das propriedades rurais. Conforme o setor de comunicação do 5º Regimento de Polícia Montada da BM, o proprietário disse informalmente não saber de qualquer tipo de crime relacionado à comercialização dos bovinos e estaria cooperando com a operação.
Após todos os animais passarem por vistoria, o resultado da operação será encaminhado à Polícia Civil que deve investigar o caso.
"